sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

N



As GÍRIAS podem ter significados diferentes em cada região ou Estado do Brasil e nos países de língua portuguesa. Algumas são derivadas do nordeste, outras do sul do Brasil, outras de países europeus ou africanos que adquiriram sentido próprio. Ao leitor fica o direito de interpretar de acordo com a realidade local ou regional. Divirta-se.

=====================

PROCURE PELA ORDEM ALFABÉTICA:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U W V X Y Z




NA BOA = numa boa, bem da vida, feliz.
NA HORA DO PEGA PRA CAPÁ = perigo, risco, momento decisivo.
NA MOITA = escondido, está com medo.
NA MORAL = ok, numa boa, sem problema.
NADA A VER = modo de expressão: claro que não, dá um tempo, ou: não sei de nada, não sei do que se trata ou: "sacanagem oh!".
NADICA = nada.
NANA = dorme, descansa, cochila.
NANGIVE = vadia, perdida.
NÃO ACELERE MINHA MENTE = não me apresse, não me pressione.
NÃO BOTÁ FÉ = não acreditar.
NÃO DÁ BANDERA = não se aparecer, passar despercebido.
NÃO DÁ PONTA SEM NÓ = fazer bem feito, inquestionável.
NÃO DÔ DONTA = não consigo.
NÃO DORMIR DE TOUCA = não bobear, ser esperto.
NÃO ESTOU NEM AÍ = descompromissado.
NÃO RESMUNGUE! CALA ESSA BOCA E ME DIGA POR QUE É QUE VOCÊ FEZ ISSO? = ameaça e castigo.
NÃO SE TOCA = está aborrecendo, enchendo o saco.
NÃO SEI SE CASO OU SE COMPRO UMA BICICLETA = dúvida.
NÃO VAI SER BOLINHO = não será fácil.
NAS MOCÓ = escondido, com medo.
NAUM = não.
NAVE MÃE = camburão de polícia.
NÉ MEMO? = não é mesmo?
NÉ? = não é?
NEGO VÉIO = pessoa, tratamento.
NEGODE = pagode bem ruim.
NEM AMARRADO = de jeito nenhum, nem que me pague.
NEM CHORO, NEM VELA = encurralado, sem saída.
NEM QUE A VACA TUSSA = não, negação.
NEM RELÓGIO TRABALHA DE GRAÇA = tudo tem um preço.
NEM TODO DIA É DIA SANTO = nem todos os dias as coisas acontecem como queremos.
NERD = idiota, lerdo, devagar, bitolado, babaca, besta. Na atualidade, com o surgimento da tecnologia significa: viciado em computador.
NERGÚMENO = bobo, besta, burro.
NERVOSO = algo que impressiona, potente, bonito.
NHECO-NHECO = relação sexual, sexo.
NI’MIM = em mim.
NINJA = lutador.
NO APAGAR DAS LUZES = no final.
NO CALO = caminhando, a pé, de a pé, fazer um trajeto a pé.
NÓ CEGO = trapaceiro, pessoa que enrola, quem não cumpre compromissos, de difícil solução.
NO TEMPO DE MEU AVÔ = tempos atrás, antigamente, no passado.
NO TEMPO DE MEU PAI = tempos atrás, antigamente, no passado.
NO TEMPO QUE O CÃO ERA MENINO = no passado, antigamente, tempos atrás.
NO TRONO = defecando, cagando, fazendo necessidades fisiológicas.
NOCÊ = em você, para você.
NÓI FOMO = nós fomos.
NÓI VAI = nós vamos.
NÓIA = traficante e usuário de droga, drogado, trombadinha.
NÓIS = nós.
NÓIS É FODA = somos bons, impomos respeito.
NÓIS SABE = nós sabemos.
NÓIS VAI = nós vamos.
NÓIS VIU = nós vimos.
NORDESTINÊS = palavras e gírias procedentes do Nordeste brasileiro.
NOS TRINQUE = bem arrumado, bem vestido.
NOTÁ = anotar.
NOTA = dinheiro.
NUCA = pescoço.
NUM = não.
NUM É MEMO? = não é mesmo?
NUM EMBARRERA NÃO = cair em fria.
NUM FAIZ MÁ = não faz mal.
NUM SEI = não sei, desconhecimento.
NUMA BOA = sem problema, ok.
NUTILIZADO = inutilizado, inútil.


A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U W V X Y Z

Um comentário:

  1. estou procurando uma giria ou expressão que tenha como significado "negociação, compra ou venda", ou algo do genero, alguem pode me ajudar??

    ResponderExcluir